Comunicação e Relacionamento com a Mídia é tema do 14º bootcamp do Programa BRDE Labs

Realizado na última quinta-feira, 19, o 14º bootcamp do Programa BRDE Labs teve como tema a Comunicação e o Relacionamento com a Mídia. Para o bate-papo online, as aceleradas e demais parceiros do programa contaram com a presença da jornalista na Rádio Gaúcha, GZH, Zero Hora, RBS TV e 102.3 FM, Giane Guerra.

Giane tem ampla experiência noticiando fatos ligados ao universo de negócios, economia e finanças pessoais. Inicialmente, ela compartilhou sua trajetória pessoal, formação acadêmica e experiência profissional, que culminaram em ser uma das principais repórteres do estado, tanto pelo alcance de suas matérias, quanto pela importância do assunto tratado. “Quando criei meu blog, queria replicar as informações que noticiava e logo percebi que cada meio de comunicação possui o seu tipo de conteúdo e abordagem. Foi uma lição valiosa não apenas para jornalistas, mas para empreendedores que buscam se comunicar com o mercado de forma efetiva”.

Outro aprendizado importante compartilhado por Giane foi relativo à centralidade do público para o seu trabalho. Conforme a jornalista: “Minha relação com o meu público é o meu maior patrimônio”. A partir desta percepção, ela disse que negócios que buscam se comunicar com a mídia devem ter em mente o interesse do público (e não da própria empresa) quando buscam algum veículo ou jornalista. “Negócios precisam entender que, para ter um bom relacionamento com a mídia, é necessário lembrar que a matéria é feita visando o público e não a fonte”, explica.

A importância no foco no público ficou evidenciado quando Giane afirmou que a audiência está informada e é a principal fonte de pautas, reforçando a necessidade de se olhar para o público e compreender que é dele que saem os insights necessários para uma comunicação efetiva, algo que vale para o jornalismo e para empresas diversas. Da mesma forma, a jornalista reforçou que é preciso simplificar as mensagens e se colocar na posição da audiência, como forma de garantir que o que é dito seja compreendido efetivamente.

Giane também compartilhou uma série de matérias suas publicadas nos veículos de comunicação onde trabalho. Ela fez uma análise de cada assunto abordado, comentando os recursos de escrita e imagem que estão por trás de cada matéria, o que dá resultado e o que evitar na hora de se comunicar com o mercado.

O bootcamp contou com a presença das startups aceleradas no Programa BRDE Labs – 2Metric, Agência Besouro, BioIn, DigiFarmz, Elysios, Essent Agro, Faba, Insumo Fácil, Palma Sistemas, Polvo Spot, Optim e Talos – com representantes do BRDE, da VENTIUR e das três das universidades que integram a Aliança para Inovação, UFRGS, PUCRS e Unisinos.

Assista ao bootcamp:

/ CONTEÚDOS RELACIONADOS

Leitura complementar

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.