CVC Comunitá seleciona startups para receber aceleração e investimentos

A VENTIUR mobiliza uma rede de conexões qualificada formada por investidores e empreendedores através de seus veículos de investimento. Neste texto vamos falar de um deles em especial, o CVC Comunitá powered by Ventiur – que é uma parceria com as cooperativas de crédito Sicredi Pioneira e Sicredi Caminho das Águas, e que foi lançado em abril deste ano durante o Gramado Summit, na serra gaúcha. 

Esse novo veículo de investimento vai operar em modelo de Corporate Venture Capital (CVC) – modalidade de inovação aberta que tem crescido consideravelmente nos últimos anos (falaremos um pouco mais desse modelo abaixo). Segundo o head de Inovação e Corporate Venture da VENTIUR, Leonardo Mezzomo,  os empreendedores que tiverem interesse em inscrever sua startup  podem acessar o site do programa. Podem participar da seleção startups de qualquer região do País, porém estas devem seguir alguns requisitos específicos. 

CVC Comunitá: Parceria entre Ventiur e Sicredi.

Conforme Mezzomo, critérios como inovação, equipe, estágio e modelo de negócio, dentre outros aspectos do negócio, estão sendo analisados durante o período de seleção. Também serão analisadas questões como maturidade do negócio, trajetória do empreendedor, complementaridade da equipe, dentre outros. Nesse contexto, o CVC Comunitá powered By Ventiur está em busca de startups em early stage ou em tração, com validação de mercado e preferencialmente gerando receita com clientes em um modelo escalável.  

 “O CVC Comunitá também busca startups que o Sicredi possa alavancar o seu crescimento”, observou o head da VENTIUR.

A página do programa disponibiliza um FAQ (perguntas e respostas) bastante completo e intuitivo, que poderá guiar os interessados em participar do programa durante o processo de inscrição. Após a conclusão dessa etapa, a qual deverá ser feita via formulário, serão agendadas entrevistas com os empreendedores.

Comunitá procura startups focadas em demandas das cooperativas

Mezzomo observou também que o CVC Comunitá, como o nome já diz “comunidade”, do italiano, está em busca de startups que possam contribuir com as matrizes econômicas das regiões nas quais as cooperativas do Sicredi estão inseridas. Nesse cenário deverão ser selecionadas, prioritariamente, startups com foco na resolução de problemas reais do mercado, que agreguem soluções para setores como turismo, indústria, comércio, serviços e agronegócio.

Sobre este último segmento, em especial, cada vez mais a tecnologia está presente nas propriedades rurais, auxiliando o produtor a reduzir custos e aumentar sua produtividade. 

“O Comunitá busca identificar e acelerar startups que possam contribuir também com o crescimento dos cooperados do Sicredi, na entrega de soluções qualificadas pelo seu cotidiano”, observou o Head de Inovação e Corporate Venture da VENTIUR. 

Com sede em Nova Petrópolis (RS), o Sicredi Pioneira atua na região da Serra Gaúcha e Vale do Sinos, enquanto a atuação do Sicredi Caminho das Águas compreende 34 municípios dos Vales do Sinos e Paranhana, e Litoral Norte. A sede da cooperativa está localizada em Rolante.

Além das questões que falamos acima, a intenção do programa é que as startups selecionadas possam contribuir para alavancar o crescimento das cooperativas Sicredi Pioneira e Sicredi Caminho das Águas. Nesse contexto a parceria terá foco em empresas de base tecnológica, especialmente de setores como open finance, omnichannel humanizado, ESG, novos meios de pagamento, moedas digitais, comportamento de consumo e cibersegurança. 

Após serem selecionadas, startups recebem aceleração

Conforme Mezzomo após o processo de seleção inicia o período de aceleração das novas startups. Além dos aportes financeiros, nessa fase os empreendedores terão o acompanhamento dos mentores da VENTIUR. Eles devem participar de bootcamps, reuniões de acompanhamento e eventos de capacitação com foco no desenvolvimento de seus times.

Esse processo contribui para que as empresas possam alavancar seu crescimento no mercado. E em alguns desses casos, é justamente durante essa etapa que os empreendedores aprimoram seu produto, e consolidam seu modelo de negócio. Além do investimento, os empreendedores recebem da Aceleradora mentoria qualificada, com foco em resultados práticos, que é o chamado smartmoney.

O período de aceleração terá a duração de nove meses, porém a VENTIUR segue acompanhando as startups até o desinvestimento, o chamado exit, que é quando a empresa é vendida a outra organização. 

Investimento por CVC permite criação de novos modelos de negócio

O Corporate Venture Capital (CVC) tem possibilitado a criação de novos modelos de negócio. Na prática, o CVC pode se dar através da aquisição de participação minoritária, onde o controle permanece com os empreendedores.

Cabe salientar que existem Corporate Venture Capitals especializados em investimento para startups de estágio inicial e aqueles destinados a empresas mais avançadas. Nesse contexto, o investidor, além do aporte financeiro, entrega à startup o chamado smart money, que são seus conhecimentos especializados em gestão, os quais incluem administração, marketing e estratégia de negócios. Além de focar nos objetivos financeiros, o CVC, pode estar atrelado aos objetivos estratégicos da organização investidora, tendo em vista que ao estreitar o relacionamento com iniciativas inovadoras, se colocando em posição de vantagem no mercado. 

O CVC permite ainda que as organizações já estabelecidas possam ter acesso às tendências de inovação presentes no mercado. modalidade de investimento, além de diversificarem seus investimentos e aumentarem suas fontes de renda. A combinação desses resultados gera maior retorno aos investidores.  

VENTIUR investe em negócios inovadores desde 2013

Criada em 2013, a VENTIUR é uma das principais aceleradoras de startups do Brasil e está sediada no Tecnosinos, em São Leopoldo/RS. Por meio de nossa rede de parceiros e investidores, já aportamos recursos financeiros e smartmoney em mais de 70 negócios inovadores, avaliados em mais de R$ 400 milhões. Até o momento já contabilizamos um total de oito exits – expressão que se refere ao ponto de saída de uma startup do portfólio de aceleração. Isso acontece quando o empreendimento é adquirido por outra empresa/organização de maior porte.

A VENTIUR oferece diferentes níveis de serviço, sendo que alguns destes têm focos de atuação e condições de investimento específicas. O suporte qualificado de uma Aceleradora poderá fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma startup, a qual busca um modelo de negócio repetível e escalável. Nesse contexto, o processo de aceleração de novos negócios da VENTIUR contribui para que as empresas possam alavancar seu crescimento no mercado. 

Para mais informações sobre nossos programas de aceleração e investimento em startups, entre em contato com nossa equipe. Para ficar atualizado sobre as notícias e tendências sobre empreendedorismo e inovação, siga a Ventiur nas redes sociais.

/ CONTEÚDOS RELACIONADOS

Leitura complementar

Aclamadas pela comunidade científica, as Deep Techs estão sob o mesmo guarda-chuva de empresas criadas a partir de disrupções em áreas como biotecnologia, engenharia e arquitetura de dados, genética, matemática, ciência da computação, robótica, química, física e tecnologias mais sofisticadas e profundas. São startups que propõem inovações significativas para enfrentar grandes problemas que afetam o mundo.

 

Por mais que tentar chegar a uma definição possa parecer um exercício bastante ousado, quando falamos de uma área de tamanho conhecimento e aplicação, negócios que se enquadram dentro deste conceito, tratamos de soluções com alto valor agregado, que irão impactar positivamente não só um grupo determinado específico de pessoas, mas que podem mudar o mundo.

 

Para fomentar ainda mais o setor e auxiliar nesse crescimento, o Delta Capital abriu inscrições para selecionar Deep Techs. A chamada inicia dia 22/11 e vai até 10/12, não perca tempo e inscreva-se aqui!

 

 Em breve conheceremos as iniciativas selecionadas.